Caroline conquistou a nota 120, a nota máxima em Redação.
Segundo o coordenador do EM, professor Marcelo de
Oliveira Khnayfes, “o PAS é formado por avaliações anuais divididas em três
etapas, cada qual baseada no conteúdo de cada série, 1º, 2º e 3º anos e a
última é a etapa final.É um vestibular seriado que o aluno vai construindo a
sua história a partir dos três anos do EM”.
“Nós incentivamos os alunos para que eles tenham
contato com os processos de avaliação para faculdade. Na nossa região, duas
universidades têm processos seriados: a UEM (Universidade Estadual de Maringá),
cujo processo se chama PAS (Processo de Avaliação Seriada) e outro é o PSS
(Processo Seletivo Seriado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa”, explicou
Khnayfes.
“A nota de Caroline chama bastante atenção por não ser
comum a uma aluna que está no meio do Ensino Médio e evidencia os seus
esforçose o investimento de seu tempo em pesquisa, muito trabalho e estudos”,
comemorou o coordenador do EM.
“Na primeira fase obtive uma nota boa para quem
estava na 1ª série e, considerando que estávamos num período de pandemia e
distanciamento social, foi até surpreendente diante das dificuldades que
enfrentamos de estudar através de aulas remotas e, também, tive uma nota boa em
redação, não tão bem como agora”, contou Caroline.
No começo de 2022, prestou a segunda fase, referente
à 2ªserie do EM e no próximo ano vai prestar a última fase.
“A segunda fase não foi tão dificil, achei até que
foi mais fácil do que a primeira. Porque na primeira, estava nervosa por ser a
primeira vez que estava fazendo e na segunda fase já tinha feito uma prova,
sabia como eraa prova em si e a redação”, disse Caroline.
“Uma das coisas que me ajudou bastante foram asorientações
que recebemos, nas aulas de redação, para prestar muita atenção nos fatos que
estavam acontecendo em nosso dia a dia, acompanhar as notíciasveiculadas na
midia e as conversas com os professores”, ressaltou Caroline.
“Normalmente fazemos uma redação a cada 15 dias e,
também, tem as redações da apostila, com isso, ao longo da semana, vamos
agregando informações e construindo os textos. Na aula de repertório cultural,
temos espaço para escrever e rascunhar as ideias que são utilizadas numa
redação que é corrigida pela professora e devolvida e assim vamosconstruindo
nosso portifólio, o que contribui bastante para o aprendizado”.
“O tema da redação do PAS foi Arborização Urbana. A
proposta era produzir uma carta de solicitação, falando dos problemas que a
falta de arborização causava nas cidades.Para elaborar o texto, pensei nas
consequências que aparentemente são simples, mas causam bastante problemas como,
por exemplo, as enchentes, a questão climática e os reflexos na saúde pública”,
explicou Caroline.
E a aluna dá uma dica aos colegas: “Eu não comecei
escrevendo redações boas, fui aos poucos desenvolvendo meus textos, escrevendo
sempre, pesquisando muito sobre temas e questões atuais e observando as
correções para aprimorar o processo de produção”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Tribuna Ourinhense.