COMEMORAÇÃO
No dia 05 de agosto deste ano, uma das mais tradicionais Unidades Escolares da cidade de Ourinhos completou 75 anos de existência.
Em 2023, a Escola Estadual Horácio Soares, que desde 1.948, se dedica a “Instruir Educando e Honrar Servindo”, desempenhando papel fundamental na formação histórica da cidade, comemora suas “Bodas de Diamante”.
Em homenagem a esta data tão importante e significativa para nossa cidade, reconhecendo a importância da preservação da Memória, e cientes de que a memória histórica é alicerçada no passado, perpassa e amplia o conhecimento de nossos antepassados, a Escola Estadual Horácio Soares, em parceria com o Clube Diacuí e a Pizza do Pedaço do renomado Chef Marcelo, promoverá o evento “Rodízio de Pizza Dançante”, no dia 25 de novembro às 19h30, que contará ainda com o show da Banda Speed Jack Fly.
As reservas de mesas para o evento podem ser feitas com Yasmin pelo telefone: (14) 99121-9809.
EE Horácio Soares: 75 anos de história
A história da Escola Estadual Horácio Soares já teve vários nomes tais como: Colégio Estadual Horácio Soares; Instituto Estadual Horácio Soares; Instituto Educacional de Ourinhos Tudo começou em 1938, quando o objetivo da população ourinhense era ter um prédio oficial, estadual, para que todos pudessem continuar seus estudos na cidade sem pagar as mensalidades e abrigar uma escola secundária para ambos os sexos.
O então deputado estadual Leônidas Camarinha, da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, apresentou um projeto de lei, em 1947, para a criação de um Ginásio Estadual na cidade de Ourinhos.
Em 23 de fevereiro de 1948, o governador Adhemar de Barros sancionou a Lei 75, criando o Ginásio Estadual de Ourinhos. No mesmo ano, no dia 8 de junho, Thales Castanho de Andrade, Secretário da Educação do Estado de São Paulo, enviou ao Departamento Nacional de Educação um ofício onde pedia autorização para fazer funcionar em Ourinhos um Ginásio Estadual, pois sem autorização federal não seria possível a instalação do Ginásio.
Finalmente, no dia 5 de agosto de 1948, no salão nobre do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá, o antigo ‘Grupão’, atual prédio da Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos, realizou-se a cerimônia de instalação do Ginásio Estadual de Ourinhos, a posse dos professores e funcionários. Também estavam presentes na ocasião, o Prefeito Municipal Cândido Barbosa Filho, o Presidente da Câmara Municipal, Horácio Soares, o Diretor do Ginásio Estadual de Palmital, Ernani Rodrigues, o Diretor do 2º Grupo Escolar de Ourinhos, o Grupinho, futuro Grupo Escolar Virginia Ramalho, Professor Dalton Morato Vilas Boas e a Diretora substituta do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá, Prof.ª Ilma Ferreira Saraiva.
Ao fim da cerimônia, o Professor José Camarinha do Nascimento, Técnico da Educação, especialmente designado para esse fim, declarou instalado o Ginásio Estadual de Ourinhos.
Porém, para que a instalação do Ginásio se concretizasse, era necessário um prédio que abrigasse o ginásio ou fosse adaptado. Diante disto, a prefeitura propôs à Câmara Municipal, a expropriação de uma área e sua doação ao Estado para edificar um prédio apropriado para ministrar aulas e receber os alunos.
Enquanto isso não acontecia, o Ginásio Estadual de Ourinhos iniciou suas atividades no período noturno no Grupão, visto que esse espaço não era utilizado nesse período.
O Ginásio foi transferido do Grupão para o prédio do Seminário Josefino, em 1950. Além do ensino noturno, passou a contar com mais duas salas, uma no período da manhã e outra no período da tarde.
No dia 23 de março de 1950, o governador Adhemar de Barros, através da Lei 670, transformou o Ginásio Estadual de Ourinhos, em Colégio Estadual de Ourinhos. Somente em março de 1953 foi concretizada a instalação do colegial, com a primeira série do Curso Científico.
Através da Lei municipal 111, do dia 10 de setembro de 1951, o Prefeito Municipal de Ourinhos, autorizado pela Câmara Municipal desapropriou o Instituto Educacional de Ourinhos e assumiu seu controle.
O Prefeito Municipal de Ourinhos com autorização da Câmara Municipal, através da lei Municipal 128, doou o imóvel no dia 23 de fevereiro de 1952, que um dia foi o Instituto Educacional de Ourinhos, para o Governo paulista.
Neste mesmo ano, Horácio Soares faleceu. E, no dia 23 de julho de 1952, através do Decreto 21.585, o Governador Lucas Nogueira Garcez, nomeou o Colégio Estadual de Ourinhos, como Colégio Estadual “Horácio Soares”, em memória a um dos maiores homens públicos da cidade de Ourinhos.
Por Lei estadual nº 2.164, de 15 de julho de 1953, o governo paulista autorizou a Fazenda do Estado a receber como título de doação o terreno e as instalações do antigo Instituto de Educação de Ourinhos.
Em agosto de 1953, os alunos do Colégio Estadual de Ourinhos foram transferidos definitivamente do Seminário Josefino para sua nova casa. Assim, no dia 6 de outubro de 1953, por meio da Lei 2.312/53os ourinhenses conquistaram a instalação de uma Escola Normal, a denominada Colégio Estadual e Escola Normal “Horácio Soares”.
Em 07 de janeiro de1958, através da Lei 4.626, o governador Jânio Quadros, nomeou o Colégio Estadual e Escola Normal “Horácio Soares”, em Instituto de Educação Horácio Soares, por onde passaram diversas gerações que conheceram a mais famosa e tradicional escola de Ourinhos e região.