POLÊMICA
Na segunda-feira, 15, a concessionária Rumo Logística desativou oficialmente, o Ramal Ferroviário entre Londrina a Ourinhos. Na parte da manhã, o último trem partiu da Estação Ferroviária de Ourinhos/SP sentido Londrina/PR com vagões vazios que estavam estacionados no pátio de manobras, cuja locomotiva que estava na manobra do pátio foi para Londrina rebocada no mesmo trem.
Este dia vai ficar marcado na história do trecho ferroviário de Ourinhos e de todo o norte do Paraná. Além de Ourinhos, o Ramal Ferroviário desativado deixará de passar pelos seguintes municípios e distritos: Marques do Reis, Cambará, Andirá, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Congonhas, Uraí, Serra Morena, Frei Timóteo, Jataizinho, Ibiporã e Londrina.
A concessionária Rumo Logística realizou na sexta-feira, 12, reunião com funcionários do chamado ramal de Ourinhos, no interior paulista, para que os trabalhadores optem pela transferência para outras bases operacionais ou sejam desligados.
O termo de transferência de funcionários deve ser apresentado até esta terça-feira (16). No documento, funcionários como maquinistas, se comprometem a se apresentar a partir de 1º de fevereiro de 2024, à base de Uvaranas, em Ponta Grossa, no Paraná.
A Rumo confirmou em nota, que todos os procedimentos de transferência dos funcionários devem ser concluídos neste mês de janeiro e que haverá benefícios para quem se demitir.
São cerca de 50 trabalhadores que atuam em Ourinhos (SP) e também no Paraná, em Cambará-Cornélio Procópio e Jataizinho no trecho até Londrina.
Entre as funções estão maquinistas, manobradores, manutenção de vagões e locomotivas, operação e gestão na estação, manutenção de via permanente (trilhos), comunicação e sistemas.
Ironicamente, um dos mais tradicionais ramais de trem do país teve a suspensão das atividades oficializada pela Rumo Logística na mesma semana em que o Governo Federal anuncia planos de investimentos de R$ 80 bilhões e concessões para estimular e ampliar o transporte ferroviário no Brasil,.
A medida desagradou moradores da cidade de Ourinhos, já que são frentes de trabalho que se fecham na região, além de impactar, mesmo que indiretamente, na arrecadação tributária e movimentação das atividades econômicas.
Sindicato denuncia empresa
O Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, que representa os trabalhadores deste ramal, também se mostrou contrário e denunciou um provável sucateamento proposital dos serviços, inclusive com preços impraticáveis que deixaram os fretes por caminhões mais vantajosos.
Na ata de uma das reuniões com a Rumo Malha Sul, realizada em 09 de janeiro de 2024, o sindicato aponta o que considera um reajuste abusivo de 65% nos valores dos fretes deste ramal.
O Sindicato cita o exemplo do preço abusivo de frete praticado pela empresa, com vistas a inviabilizar o transporte ferroviário, o custo Araucária x Londrina (507 km) que teve o frete reajustado no último ano em torno de 10,86% e Araucária x Ourinhos (724 km) que teve o frete reajustado no mesmo período em 64,92% e, portanto, no entendimento do Sindicato, com vistas a inviabilizar o transporte ferroviário na região, repassando o custo do abandono aos clientes.
O presidente da entidade trabalhista, José Claudinei Messias, diz que a prática da Rumo vai na contramão da busca pelo estimulo ao transporte ferroviário e é um descumprimento de contrato que precisa ser fiscalizado. "Essa atitude fere o contrato de concessão e, até mesmo, o programa dos governos federal e estaduais de ampliar a oferta de transporte ferroviário anunciado no início de dezembro”, ressaltou.
O sindicato alerta ainda que a empresa, que está em processo de antecipação da Concessão da Malha Sul, como fez nas Malhas Paulistas, operou o Ramal de Ourinhos pela última vez em setembro de 2023, "gerando um faturamento entre carga e descarga em torno de R$ 3 milhões, apenas em uma empresa.
O ramal Ourinhos possui terminais ferroviários com bases de distribuição de combustíveis que abastecem a região norte do Estado do Paraná e Sul/Sudeste de São Paulo, além de proporcionar carregamento de álcool destinado aos estados do Sul do país, bem como indústrias de adubo e para exportação de açúcar, soja e milho. Há nove terminais de combustível e dois pátios de manobra.
O presidente do Sindicato diz que vai acionar o Ministério Público Federal em Ourinhos, bem como ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Ministério dos Transportes, deputados e senadores bem como o Governo de São Paulo e a Prefeitura de Ourinhos para que a situação seja revertida. "Os clientes precisam ser respeitados e fatos como este não podem mais ocorrer, pois vão na contramão da proposta de valorização do transporte ferroviário no pais, principalmente nesse momento de crise energética e os resultados climáticos do excesso de poluição, que o transporte via caminhões vem agravando ainda mais e a ferrovia tem papel importante.", concluiu Messias.
Segundo a Rumo, a interrupção das operações da ligação ferroviária entre Ourinhos e Londrina, com extensão de 217 km, se deve a ausência de demanda dos serviços de transporte em 2024. De acordo com a empresa, a retomada das atividades dependerá das discussões para renovação da Malha Sul, que inclui o Ramal de Ourinhos. A concessão atual expira em fevereiro de 2027 e a empresa busca a renovação.
“Decisão absurda”, diz Prefeito
O prefeito Lucas Pocay criticou a atitude da Rumo Logística. “Absurda a decisão da Rumo Logística! É uma mostra de incompetência total e um desrespeito ao próprio contrato de concessão. Em todo o mundo, o transporte ferroviário é sinônimo de progresso e eficiência, mas aqui a Rumo Logística resolve ignorar sua responsabilidade, enquanto nossas estradas estão sobrecarregadas de cargas que deveriam ser transportadas por trilhos. A suspensão das operações ferroviárias da Rumo Logística vai na contramão das políticas públicas dos governos, iremos trabalhar contra essa medida. Estou mobilizando um esforço conjunto com o Sindicato e os níveis governamentais, para garantir que a voz de Ourinhos seja ouvida e que uma solução justa e benéfica seja alcançada”, declarou.
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