INÍCIO | CONTATO |
Prefeitura de Ourinhos

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo


1ª Edição do Festival “Rock na Pista” acontecerá no próximo sábado, 20, na Praça dos Skatistas

EVENTO

No próximo sábado (20), acontecerá a 1ª Edição do Festival “Rock na Pista” que será realizado na Praça dos Skatistas, das 9h às 22h e contará com estrutura de som de qualidade, mesas e cadeiras, banheiros químicos, água disponibilizada para o público e uma Feira de Economia Criativa e Solidária, cujo expositores/as interessados/as em participar poderão se inscrever gratuitamente no formulário disponibilizado pela produção do evento na página do instagram: @rocknapista.

O Festival Rock na Pista é uma movimentação coletiva que fomenta a cena contracultural de Ourinhos e região da qual o rock historicamente faz parte, apostando na valorização de trabalhos autorais e independentes e no resgate do encontro entre a cena rock e skatista de Ourinhos, que dividem as ruas da cidade desde a década de 90.

O evento terá sua programação composta por oficina criativa de produção de fanzine, característico meio de expressão literária e artística da cena contracultural e a apresentação das bandas autorais independentes Succulenta, Cidade Hardcore e Foice D, além da promoção de um campeonato de skate promovido pela parceria com os amigos da loja Brisa.

Como se inscrever

As inscrições para o campeonato de skate, assim como toda a programação ofertada ao longo do dia, são gratuitas e podem ser realizadas na loja Brisa de Ourinhos, localizada na Rua Rio de Janeiro nº 115 - Centro. 

O campeonato contará com as seguintes categorias: mirim, iniciante, feminina, master e amador e vai premiar os cinco primeiros colocados de cada categoria. 

Oficina de Zine

O evento contará ainda com uma grande atração que será a Oficina de Zine, coordenada por Ubirajara Zambotto.  As inscrições são gratuitas e serão feitas na hora do evento por ordem de chegada, sendo 30 vagas para a participação da Oficina. Todo material necessário será fornecido pela equipe de apoio e produção do evento

Zine são mini revistas independentes e não profissionais, tornando-se popular como um meio de divulgação de trabalhos artísticos e culturais, conhecida como “revista do fã”.

Movimentos como o punk rock utilizaram os zines como ferramenta de comunicação e resistência. No Brasil, começou a ser desenvolvido nos anos 60, essas publicações giravam em torno das Histórias em Quadrinhos, divulgações musicais, mas também eram distribuídas com intuito de troca de informação.

Esta oficina tem a iniciativa de apresentar a “revista do fã” e incentivar sua produção, bem como a aprendizagem das técnicas de elaboração, apresentar a expressão alternativa de produção literária e produções artísticas; desenvolver o pensamento crítico a respeito das questões da própria realidade dos participantes; estimular a produção artística autoral.

Conheça as bandas

*Foice D

A banda Foice D surgiu em 2016 na cena underground de Ourinhos fazendo um som autoral sob influências do punk anos 70, o hardcore dos anos 80 e o post punk. Com uma linguagem própria de poucos acordes e muita distorção, a banda já se apresentou nas edições dos Festivais de Rock de Ourinhos, de 2017 a 2023, Festival Rock Solidários em Santa Cruz do Rio Pardo (2017 a 2019), Finados Underground Fest (2018 e 2019), Festival Rodrigo Donato em 2022, MotoRock 2022 e Rock Terminal em 2023.

O lançamento do debut álbum, Sem Cachê, em 2023, está disponível nas plataformas de streaming junto com o Single, ‘Começo’, lançado no mesmo ano.

A formação atual é Fernando B no vocal, Marcos VenomMor na guitarra e backing vocals, Tiago Duarte no baixo e backing vocal, e Alessandro Souzza na bateria.

*Cidade Hardcore

A banda Cidade Hardcore começou em outubro de 2013, apresentando seu primeiro show em Ourinhos  com suas músicas autorais e decidiram levar o sonho adiante. Com Felipe Nabas na bateria, Rafael Mariano no baixo e Ge Lucas na guitarra e voz. A banda faz um som Pop Punk/Hardcore Melódico e já possui um EP, ‘Eu Vou Vencer’, lançado em 2014 com 05 faixas autorais.  Ao longo de sua jornada, Cidade Hardcore, já apresentou quase 70 shows em 20 cidades diferentes, passando por três estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, dividindo palco com grandes nomes e ídolos da banda tais como: Detonautas, Dead Fish, Gloria, Menores Atos, Bullet Bane e Pense.

*Succulenta

Banda formada em 2017 pela idealizadora e compositora Tea Anne, atualmente no formato Power Trio unindo Aline Ventila no baixo marcado e vocal de apoio, Kunoich na bateria esquizo-anti jazz, e Tea no vocal e guitarra suja. Fala sobre vivências entre mulheres, entorna os sentimentos a cada timbre que se completam no acompanhar dos passos do vocal, seguido das caminhadas incertas, que retorna ao caos inicial e encontra abrigo nos ruídos.

Succulenta é uma banda Queer e entende o punkrock como essência, se atenta ao asco da imposição social e busca através da música expressar o barulho que vem de dentro, a tormenta que não cessa, Succulenta é sobre o caos de si mesmo, e tá aqui pra quebrar os sentidos e esvaecer o peso da existência.

Succulenta é garageira, atravessa o new wave, post punk e underground. Suas referências percorrem bandas como Electrelane, Siouxsie And The Banshees, Bratmobile, Bikini Kill, Sleater Kinney, Yeah Yeah Yeahs e Gossip, trazendo a força da cena riot girl em sua musicalidade e essência.

A banda já lançou um EP, STEPS, com 03 faixas, e 01 single, ‘SÓ POR HOJE’, disponível em todas as plataformas de música.

https://www.instagram.com/succulentaband/

Coockies