INÍCIO | CONTATO |
Prefeitura de Ourinhos

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo


Professora e escritora ourinhense conquista premiações em Concursos Literários Nacionais

DESTAQUE


A professora e escritora ourinhense Cristina Aparecida Zaniboni Antonelli conquistou nos dois últimos anos, duas importantes premiações em Concursos Literários que contaram com a participação de escritores de todo o país.

No ano passado, a ourinhense foi vencedora do Prêmio Álvaro Braga como melhor livro de teatro, no Concurso “Prêmios Literários Cidade de Manaus” promovido pela Prefeitura local, vencendo 45 concorrentes da categoria, cujo livro “O futuro espera no passado” será publicado neste ano de 2024.

Em 2022, foi vencedora do I Concurso de textos para teatro “Tensões em diálogo por um mundo melhor”, promovido pelo Espaço Reconciliação em Limoeiro – PE e coordenado pelo Padre José Ramos da Silva, com a peça “No futuro de volta para o passado” (2020-2022), superando 49 concorrentes, cujo livreto foi publicado pela Editora Cenário. Como prêmio, o texto foi encenado por um grupo teatral da cidade e dirigido pelo padre Zé Ramos.

A ourinhense também foi semifinalista do Prêmio Literário da Revista PUB 2023, com a peça “A menina bruxinha ou a bruxinha menina”, uma singela homenagem a Maria Clara Machado.

Além de Dramaturgia, Cristina Zaniboni também escreve livros infantis e juvenis e têm 4 obras publicadas: “Magia pura ou pura magia”,  “A Profecia colorida”, “Doutor Asteróide” e a “Pedra da felicidade”. 


Paixão pela escrita

Em entrevista ao Tribuna Ourinhense, Cristina Zaniboni revelou que sua paixão pela escrita começou ainda na infância, nos falou o significado das premiações conquistadas e explicou a temática dos textos premiados. “Eu sempre amei escrever, desde criança. Ver meus livros sendo lidos pelas pessoas é gratificante; é o reconhecimento de muito estudo e dedicação ao longo de toda a vida. Receber esses prêmios foi um recado de Deus me dizendo que estou cumprindo a missão que Ele determinou. Nos dois textos premiados, a temática central é o nosso compromisso com a construção de um futuro melhor, principalmente dos jovens. Em “No futuro de volta para o passado” (Limoeiro-PE) dois irmãos, insatisfeitos com a situação política e social do Brasil, viajam no tempo a fim de encontrar uma solução e voltar com ideias para melhorar o presente. Em “O futuro espera no passado” (Manaus) os jovens, também insatisfeitos com a violência, o desrespeito e o egoísmo predominantes no mundo também buscam no futuro respostas para esses conflitos. Se encontram com eles mesmos num futuro distante e descobrem que, se não mudarem o presente o futuro não será diferente. Apesar de sérios, o tema é tratado com muito bom humor e aventuras mirabolantes, proporcionando momentos de conhecimento, reflexão e entretenimento, como acredito que deve ser a Arte”, ressaltou. 


Participação nos Concursos em 2024 

Em 2024, Cristina Zaniboni participará de dois Concursos: Prêmio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina - Cia CEPA TORTA – Lisboa (Portugal) e II Concurso de textos para Teatro do Espaço Reconciliação - Limoeiro PE, ambos no segundo semestre deste ano. 

Capa do livreto “No futuro de volta para o passado” publicado pela Editora Cenário, referente ao texto premiado em Limoeiro-PE, em 2022
Cris Zaniboni durante premiação em Limoeiro-PE, em 2022
Presidente do Concultura, Tenório Telles, durante entrega dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus 2023”  (Foto: Antônio Pereira/Semcom)

Coockies