Siga-nos

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Banner Rotativo

Slider-topo

Últimas Notícias

latest

Busca de empresas


Ministério do Meio Ambiente inclui cidades do interior de SP em portaria sobre áreas de risco de queimadas

Em 2024, segundo a ONG MapBiomas, 136 mil hectares foram atingidos pelas queimadas, representando um total de 22% do total do estado de São Paulo, que foi 616 mil.

Queimada que atingiu no limite de municípios entre Ilha Solteira e Andradina e se alastrou para Itapura (SP) em 2024 — Foto: Defesa Civil/Divulgação



O Ministério do Meio Ambiente divulgou uma portaria em 2025 e incluiu algumas cidades do interior de SP como áreas de risco para queimadas e em estado de emergência.

Segundo a portaria, a região de Bauru de março a novembro de 2025 entra em alerta para as queimadas.

As regiões de, Araçatuba, Itapetininga e São José do Rio Preto (SP) entram em alerta também em março, mas ficam até em outubro.

Queimadas em 2024
Em 2024, segundo a ONG MapBiomas, 136 mil hectares foram atingidos pelas queimadas, representando um total de 22% do total do estado de São Paulo, que foi 616 mil.

O Ministério do Meio Ambiente, Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) planejam em 2025 empregar 231 brigadas florestais, sendo 116 do Ibama com 2.600 brigadistas e 115 do ICMBio, com 1.758. Além deles mais 250 servidores serão efetivados, somando 4.608 profissionais no total. Se comparado com 2024, é um aumento de 25% no número de profissionais.

Para as operações de prevenção de combate às queimas, são 15 helicópteros, dois aviões de transporte e dez para lançamento de água. Além de 50 embarcações.

A Defesa Civil de Rio Preto informou que já realizou a primeira reunião do Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Queimadas sob a nova gestão municipal para um planejamento antecipado para as ações durante o período de estiagem.

Entre as ações tomadas no município a Prefeitura informou na reunião que "irá adotar novas estratégias dentro do projeto Cidades Inteligentes, como o uso de três mil câmeras e inteligência artificial para monitoramento, além do futuro uso de satélites para detectar incêndios no início. Outra novidade é a parceria com a Secretaria de Educação, que vai capacitar professores do 5º ano do Ensino Fundamental para desenvolver atividades sobre prevenção de queimadas e outros riscos ambientais".


Veja algumas das cidades que foram as mais afetadas durante o período de queimadas em 2024:

Andradina: 12.035 hectares
Olímpia: 9.908 hectares
Paulo de Faria: 8.989 hectares
Ponte Gestal: 8.534 hectares
Altair: 6.623 hectares


Fonte: G1

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Tribuna Ourinhense.

Coockies