Chamada de Operação Ferroada, ação foi coordenada pela Polícia Civil com apoio de outras autoridades. Seis propriedades foram fiscalizadas ao total.
Apiários ilegais foram encontrados durante operação em Itatinga — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Apiários instalados de forma irregular em fazendas foram encontrados durante operação da Polícia Civil, realizada nesta terça-feira (22), em Itatinga (SP).
Segundo as autoridades, os apiários ilegais comprometem o controle sanitário e podem colocar em risco a saúde de colmeias registradas, além de configurar uma invasão de propriedade.
A ação fez parte da Operação Ferroada, coordenada pela Polícia Civil com apoio do Grupo de Investigações em Área Rural (GIAR), da Guarda Civil Municipal e da Defesa Agropecuária. Ao todo, seis propriedades foram fiscalizadas.
Durante a operação, foram aplicadas três multas de infração por falta de cadastro dos apicultores e um auto por transporte irregular de abelhas sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o deslocamento desses insetos.
Além das autuações, os agentes fiscalizaram veículos, passageiros e cargas nas estradas rurais. A operação contou com uso de tecnologia embarcada, com comunicação via satélite em viatura da Guarda Civil, o que permitiu acesso em tempo real a bancos de dados policiais e agropecuários.
A Polícia Civil informou que novas ações estão previstas, com foco na segurança rural e no controle sanitário da apicultura na região de Itatinga.
Operação Ferroada foi conduzida pela Polícia Civil com apoio do Grupo de Investigações em Área Rural (GIAR), da Guarda Civil Municipal e da Defesa Agropecuária — Foto: Polícia Civil/Divulgação
FONTE: G1