Siga-nos

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Banner Rotativo

Slider-topo

Últimas Notícias

latest

Busca de empresas


Ex-aluno da Escola Sesi de Ourinhos é homenageado por excelência acadêmica e premiado em desafio de Inteligência Artificial nos EUA

Gustavo Foz, estudante da Penn State, conquista reconhecimento acadêmico e apoio financeiro para desenvolver solução tecnológica voltada a cuidadores de pessoas com demência

O ex-aluno da Escola Sesi de Ourinhos, Gustavo Foz, recebeu recentemente duas importantes homenagens acadêmicas da Pennsylvania State University (Penn State), nos Estados Unidos, onde atualmente cursa ciência da computação.

No último dia 6 de abril, ele recebeu o Prêmio President Walker, honraria concedida anualmente a estudantes que obtêm desempenho acadêmico perfeito — nota A em todas as disciplinas, equivalente à média 4.0 — no primeiro semestre após a admissão. A premiação reconhece alunos com excelência acadêmica e alto potencial, marcando o início de uma trajetória promissora no ensino superior.

Além do reconhecimento pelo desempenho na universidade, Gustavo também se destacou no Nittany AI Challenge 2025, uma competição promovida pela Penn State com o objetivo de fomentar soluções de impacto social baseadas em inteligência artificial. Ao lado de dois colegas, ele apresentou, na última segunda-feira (14), o pitch final do projeto SIGNUM, diante de profissionais de grandes empresas do setor de tecnologia.

A equipe foi premiada com um financiamento de US$ 3.700, concedido pela PIT-UN (Public Interest Technology University Network), para seguir com o desenvolvimento do projeto ao longo dos próximos semestres.

A iniciativa premiada é uma plataforma móvel voltada a cuidadores de pessoas com Alzheimer e outras formas de demência. O sistema integra tecnologias de inteligência artificial, monitoramento por smartwatches e notificações inteligentes em tempo real, com o objetivo de acompanhar a progressão da doença, oferecer suporte personalizado e aliviar o peso emocional enfrentado por cuidadores informais, especialmente familiares.

Gustavo Foz é participante da Turma 1 do Programa Passaporte para o Futuro, do Sesi-SP. Uma iniciativa inédita da indústria paulista que oferece bolsas integrais para que estudantes concluintes do Ensino Médio da instituição tenham a oportunidade de cursar uma graduação no exterior, nas áreas de interesse da indústria nacional: engenharia, tecnologia e inovação e ciências aplicadas.

“Tem sido uma experiência desafiadora e muito transformadora. Sou muito grato não só ao Sesi-SP, mas também à minha universidade, Penn State, por me proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecimento como estas. Estou aprendendo muito em minha jornada acadêmica no exterior e me sentindo cada vez mais motivado a usar a tecnologia para fazer a diferença”, afirma Gustavo.

A trajetória do jovem ourinhense mostra como educação de qualidade, aliada a programas de incentivo ao protagonismo juvenil, pode abrir portas e inspirar soluções inovadoras para problemas reais da sociedade.

Coockies