Siga-nos

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Banner Rotativo

Slider-topo

Últimas

latest

Busca de empresas


Acadêmicos de Ciências Biológicas do UNIFIO participaram de Curso de Extensão em Ubatuba

Estudantes do UNIFIO vivenciam práticas de reconhecimento de ecossistemas

Professores Robert Ribeiro, Aline Souza, Odair Francisco, Jakson Ferreira, Vanesca, Thiago Deruza, Suéllen Lavorato e  Adilson Pimentel


Alunos dos 1º, 3º e 5º termos do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO,

participaram, no período de 1º a 4 de maio, de um curso de extensão em Biologia Marinha, realizado em Ubatuba (SP).

Os estudantes foram acompanhados pelos professores Adilson Pimentel, Aline Souza, Jakson Ferreira, Odair Francisco, Robert Ribeiro, Suéllen Lavorato, Thiago Deruza e Vanesca, nas incursões para as atividades que envolveram conhecimentos em Zoologia, Ecologia, Biologia Marinha, Botânica e Morfologia Vegetal.

A proposta da atividade teve como foco o reconhecimento de ecossistemas costeiros e ofereceu uma rica vivência prática em campo, integrando teoria, prática, pesquisa e extensão.

Durante a atividade, os alunos visitaram instituições de referência na conservação da vida marinha, como o Instituto Argonauta, o Museu da Vida Marinha e o Aquário de Ubatuba. Nessas visitas, puderam conhecer de perto o trabalho de reabilitação de animais marinhos, e atuaram na prática com atividades de simulações de biometria em pinguins e tartarugas. 

Reconhecimento in loco da fauna local


Os estudantes puderam compreender sobre os impactos da ação humana nos ecossistemas costeiros, além de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade da fauna marinha brasileira.

Os alunos foram até o manguezal, realizaram amostragem e análise de biometria vegetal, identificaram as espécies de vegetais, como Mangue vermelho, Mangue branco e Mangue preto, realizando quantificação de abundância e riqueza de espécies. Realizaram uma visita técnica ao Projeto TAMAR, onde puderam compreender a importância das ações de conservação das tartarugas marinhas e seus habitats.

Outro destaque da programação foi a visita à Ilha Anchieta, uma Unidade de Conservação, onde os alunos analisaram a diversidade biológica do costão rochoso nas zonas supralitoral, mesolitoral e infralitoral. A atividade incluiu observação direta dos organismos adaptados a diferentes níveis da maré e mergulho livre para reconhecimento in loco da fauna local.

Rica experiência prática em campo

Na última etapa do curso, os participantes realizaram medições de parâmetros físico-químicos da água do mar e os compararam com os da água doce, utilizando equipamentos específicos. Também participaram de uma prática voltada à pesquisa em nutrição de camarões envolvendo técnicas laboratoriais.

A experiência contribuiu significativamente para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes, reforçando a importância do contato direto com os ambientes naturais e com ações reais de conservação. O curso ainda evidenciou o papel essencial da universidade na formação de profissionais comprometidos com a ciência e atividades de extensão.

Alunos realizaram várias visitas

Ampliaram conhecimentos

Curso de extensão em Biologia Marinha

Experiência contribuiu para a formação acadêmica

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Tribuna Ourinhense.

Coockies