Obras iniciaram em junho de 2023, em São Miguel Arcanjo. Complexo religioso pretende atrair milhares de fiéis de diferentes cidades, fomentando o turismo local.
As obras da imagem de São Miguel Arcanjo, que fica na Basílica da cidade de mesmo nome, devem ser concluídas em 2026, no entanto, o local já está apto para receber visitantes. Com 57 metros de altura, incluindo a base, a construção será 19 metros maior que o Cristo Redentor, monumento icônico do Rio de Janeiro (RJ).
A cabeça de São Miguel já foi concretada, e a construção do restante da imagem do santo continua em andamento. O reitor da Basílica, Padre Márcio Almeida, explica que a imagem faz parte do completo turístico Gruta do Arcanjo, que possui quatro partes.
“Outra etapa é um prédio de apoio, com banheiros, restaurantes, uma pequena capela, auditório, sala de museu de artes sacras, sala de milagres. A terceira etapa é a igreja e a quarta etapa é a estrutura do entorno, com lojas, banheiros, praça campal”, conta.
A Basílica de São Miguel Arcanjo (SP), continua em fase de construção, com previsão para a obra ser concluída em 2026 — Foto: Reprodução/Edy drone
Segundo o padre, a estrutura de ferro que sustentará a imagem já foi construída. “Os pés, as asas, os braços, a espada, a balança. A parte mais trabalhosa da ferragem da estátua já está feita. Agora, até o final do ano, a gente começa a colocar as peças nos lugares e volta a etapa de concretagem”.
A obra é assinada pelo escultor Markus Moura, responsável também pelos projetos do Cristo Protetor, com 43 metros, erguido em Encantado (RS) e do maior Cristo do mundo, com 70 metros de altura, que será construído em Pilar (AL).
Turismo religioso
A expectativa é que a construção da Basílica incentive o turismo religioso na cidade, que já tem grande influência desde 2013 por conta do Santuário de São Miguel Arcanjo. Conforme apurado pela TV TEM, a imagem do santo católico é a maior do mundo.
O complexo está sendo construído no bairro Pinhal, em uma área de 30.000 m² doada por uma família de moradores, e o local fica aberto para visitação de sábado e domingo, das 9h às 16h.
Padre Márcio Almeida, reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo — Foto: Reprodução/TV TEM
FONTE: G1