Imagem ilustrativa de como é feito e como funciona o geofonamento
A Ourinhos Saneamento inicia nesta terça-feira (06) o serviço de geofonamento, técnica que consiste em detectar vazamentos escondidos em tubulações de água, antes mesmo deles aflorarem nas ruas ou calçadas, ou seja, identifica vazamentos que não são visíveis na superfície.
De acordo com o coordenador de operações Paulo Toledo, o geofonamento funciona da seguinte maneira: “Nossos profissionais usam um equipamento chamado geofone, que é como um ‘estetoscópio’ para ouvir sons no subsolo. Quando há um vazamento, a água que escapa da tubulação faz um som específico — e o geofone consegue captar esse ruído, mesmo que esteja embaixo do asfalto ou calçada”, explicou Toledo.
O geofonamento é uma ferramenta essencial para a gestão hídrica, auxiliando na identificação e reparo de vazamentos que podem resultar em desperdício e custos elevados. Ao utilizar essa tecnologia, a Ourinhos Saneamento visa aprimorar o uso da água e assegurar um fornecimento mais eficiente, pois a ação além de permitir que o vazamento seja estancado antes de se tornar um problema maior, faz parte do compromisso da empresa em reduzir as perdas de água.
O serviço será realizado tanto de dia, quanto de noite pelos colaboradores da empresa que estarão sempre uniformizados. Nesta terça-feira, a ação vai ser realizada durante o dia e vai contemplar o Jd. Guaporé e a região do reservatório do Jd. Das Paineiras.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Tribuna Ourinhense.