Siga-nos

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Banner Rotativo

Slider-topo

Últimas

latest

Busca de empresas


Bauru Shopping comemora história de pioneirismo

Os primeiros investidores contam a superação das dificuldades iniciais e a recompensa por terem acreditado no empreendimento.

A história do Bauru Shopping, inaugurado em novembro de 1989, está ligada à coragem de empreendedores que apostaram no centro comercial inaugurado em pleno governo Sarney, que foi marcado pela crise econômica e desgaste político. Eles investiram recursos financeiros e suor do trabalho para erguer um dos shoppings pioneiros no interior do Estado de São Paulo. Muitos estão no Bauru Shopping até hoje e têm muito para comemorar neste aniversário de 24 anos.
A psicóloga Gabriela Sampaio, a Gaby, viu tudo isso bem de perto. A família vendia a marca Zoomp em casa, no Centro de Bauru. Quando o shopping abriu, os Sampaio foram escolhidos para serem os franqueados no novo centro comercial.
“Ficamos com a marca durante 11 anos. Com o tempo, decidimos comprar uma loja ainda maior e viramos multimarcas em 2000”, lembra Gaby Sampaio, sucessora do pai, pioneiro no comércio no Bauru Shopping. Ela hoje dá o nome à loja e não tem dúvidas: a relação com o shopping é de família.
“Cresci aqui dentro, aprendi a ser comerciante com meu pai e desde que me formei em psicologia divido o meu tempo entre a loja e o consultório”, conta.
Gaby e outros comerciantes pioneiros ou mais recentes comemoram o sucesso do empreendimento e ficam felizes a cada novo passo conquistado, como a quarta expansão, inaugurada no final de outubro. O Bauru Shopping tem hoje 230 lojas, sendo oito âncoras/megalojas e 39 opções de alimentação. Atende 40 cidades da região e recebe um público estimado em 1,8 milhão de pessoas.
Um grande negócio, que ajuda a movimentar a economia de Bauru.
“Além de representar geração de empregos com dezenas de postos formais de trabalho, incrementa a economia local e ainda se destaca como importante centro de lazer”, diz o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB). Tanto é que o shopping vive lotado de moradores da região nos finais de semana.
O primeiro shopping inaugurado no Brasil foi o Iguatemi, em São Paulo, na década de 1960. Na década seguinte, novos empreendimentos surgiram. Mas foi nos anos 1990 que o maior número de shoppings foi construído. O sucesso do Plano Real impulsionou o segmento, assim como outros fatores, como os investimentos vindos dos fundos de pensão e também o aumento do público consumidor.
Em Bauru, os pioneiros enfrentaram as dificuldades iniciais até chegar ao sucesso atual. O comerciante Cássio Carvalho é um deles. Está no Bauru Shopping desde 1990, um ano após a inauguração. Começou com um quiosque de presentes e, um ano depois, expandiu os negócios e abriu uma unidade de sua tradicional loja de moda masculina.
“O público diferenciado que começava a freqüentar o estabelecimento chamou a atenção”, lembra.  “No começo houve muita dificuldade, mas aos poucos consegui manter a loja e crescer. Passei para um ponto maior quando ocorreu a primeira expansão. Depois consegui reformar e aumentar a loja. Agora estou muito contente, o movimento é muito bom”, relata.
Hoje o Brasil tem 482 shoppings – 265 empreendimentos estão na região sudeste, o que representa 55% do total. Só no Estado de São Paulo são 159. Entre 2006 e 2012, os shoppings foram responsáveis por 877 mil empregos.
A facilidade de encontrar várias opções de compras, serviços e lazer num mesmo local, a segurança e o conforto explicam o gosto do brasileiro por esse tipo de estabelecimento.
História
Antes da inauguração do Bauru Shopping, o comércio de Bauru se concentrava na Batista de Carvalho. É lá onde está desde 1969 uma das unidades da Cisne Calçados. A partir da década de 1990, no entanto, a zona sul da cidade ganhou importância, com oferta de serviços bancários, prédios residenciais e comerciais, bares, lanchonetes e restaurantes.
“Vimos no Bauru Shopping a oportunidade de ampliar nossa loja e resolvemos investir”, recorda o comerciante Sérgio Evandro Motta, da Cisne. “Nos primeiros anos o Bauru Shopping era bem diferente do que é hoje. Os horários eram mais restritos, não havia muitas lojas e o movimento não era muito grande”, diz.
Os investimentos mudaram completamente esse cenário. O empreendimento cresceu em tamanho, estrutura e, em consequência, no número de frequentadores. Virou um polo atrativo para o consumidor e o que não faltam são opções de compras, serviços, alimentação e lazer.
A cidade também mudou e cresceu. O entorno do Bauru Shopping recebeu investimentos milionários nas áreas comerciais, imobiliárias e de serviços. Chegaram novas e grandes lojas e morar na vizinhança passou a ser uma ótima escolha. A região virou nobre a partir do pioneirismo do empreendimento.
O jornalista e empresário Roberto Rufino foi um dos responsáveis pela construção do centro comercial, numa história que começou na década de 1980, quando ele procurou um grupo de empresários para apresentar a área. Ele era proprietário do Bolsão Imobiliário e viu na zona sul de Bauru uma oportunidade de progresso.
Dito e feito. Mas, como já contaram outros empresários, o início não foi fácil. Houve resistência de alguns setores e apenas onze investidores mantiveram a decisão de apostar no complexo de compras. São hoje vistos como visionários que construíram o Bauru Shopping tijolo a tijolo.
Em agosto de 2004 chegou a AD Shopping, administradora de shopping centers. Assumiu o comando e impulsionou o crescimento, tornando-o referência regional.
“O Bauru Shopping deu uma guinada nos últimos anos. Isso foi definitivo para que se tornasse uma referência em toda região”, afirma o empresário Abílio Paschoalinote Júnior, da Prata Couro.
A família dele está no empreendimento desde o início. Os pais, que são de Pratânia, estavam em Bauru de passagem quando foram informados sobre a construção do empreendimento. Decidiram investir ao vislumbrar a possibilidade de montar uma filial em Bauru.  
“Deu muito certo”, comemora Abílio.
“O Bauru Shopping acredita na força econômica de Bauru e região. Por isso busca inovação e qualidade de serviços e produtos”, afirma Américo Cardinale, gerente da AD Shopping.
Natal 2013
Este final de ano no Bauru Shopping está ainda mais especial. Os presentes para os consumidores começaram já no final de outubro com a inauguração de uma nova área. Mais completo e com marcas exclusivas, a quarta expansão trouxe mais 22 opções de serviços.
No dia 3 de novembro, a chegada do Papai Noel e inauguração da decoração marcaram de vez a entrada do Natal. Com o tema inspirado na música, a decoração interativa com um piano gigante tem encantado as crianças que passam pelo empreendimento. A campanha de Natal é outro atrativo para que o consumidor visite o Bauru Shopping. Neste ano, a cada R$ 200,00 em compras o cliente ganha um cupom para concorrer a um Range Rover Evoque, carro para toda a família.
"Com a inauguração de mais uma expansão, este Natal se torna ainda mais especial para o Bauru Shopping. Por isso, planejamos com carinho cada detalhe do fim de ano  para que possamos agradecer a quem está conosco o ano inteiro, nosso consumidor e sua família", ressalta Ivan Mouta, gerente geral do empreendimento.
E as expectativas de compra para a data são as melhores possíveis. "Esperamos um crescimento de até 30% em relação a 2012", comenta Ivan. A perspectiva de venda é  influenciada pelos recentes investimentos feitos pelo shopping, em especial a inauguração da quarta expansão do empreendimento, o estacionamento com mais vagas e comodidade para gestantes e deficientes. O movimento deve aumentar ainda mais a partir do dia 14 de dezembro quando o shopping atenderá em horário especial, das 10h às 23h, oferecendo mais conforto e tranquilidade para as compras de Natal.
E para quem procura um emprego temporário, estão abertas 680 vagas no Bauru Shopping para os cargos de vendedores, estoquistas, auxiliar de loja e empacotadores. A possibilidade de efetivação é de 20%.

Sobre o Bauru Shopping
O Bauru Shopping é o mais completo centro de moda, lazer e entretenimento de toda a região. Trata-se de um empreendimento de 24 anos, totalmente consolidado e localizado na região mais valorizada de Bauru. Possui um fluxo anual de mais de 9 milhões de pessoas e uma área de influência abrangendo 40 cidades, que juntas somam mais de 1.800.000 habitantes.
Possui 230 lojas em funcionamento, âncoras, megalojas, 39 operações de alimentação e as melhores marcas do país.
Para o maior conforto e comodidade de seus clientes, o Bauru Shopping dispõe de 1.500 vagas de estacionamento, sendo 1.000 delas cobertas e uma ampla praça de alimentação com mais 1.100 lugares.

Sobre a AD Shopping

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões do País. Com mais de 22 anos de experiência, a AD administra hoje um patrimônio de aproximadamente R$ 4,5 bilhões, proveniente dos 28 empreendimentos de seu portfólio. Com foco em planejamento e comercialização na gestão de shopping centers, a empresa viabiliza empreendimentos para torná-los rentáveis e conceituados perante o mercado.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Tribuna Ourinhense.

Coockies