Os primeiros investidores contam a superação das dificuldades iniciais e
a recompensa por terem acreditado no empreendimento.
A história do Bauru Shopping, inaugurado em novembro de 1989, está
ligada à coragem de empreendedores que apostaram no centro comercial inaugurado
em pleno governo Sarney, que foi marcado pela crise econômica e desgaste
político. Eles investiram recursos financeiros e suor do trabalho para erguer
um dos shoppings pioneiros no interior do Estado de São Paulo. Muitos estão no
Bauru Shopping até hoje e têm muito para comemorar neste aniversário de 24
anos.
A psicóloga Gabriela Sampaio, a Gaby, viu tudo isso bem de perto. A
família vendia a marca Zoomp em casa, no Centro de Bauru. Quando o shopping
abriu, os Sampaio foram escolhidos para serem os franqueados no novo centro
comercial.
“Ficamos com a marca durante 11 anos. Com o tempo, decidimos comprar uma
loja ainda maior e viramos multimarcas em 2000”, lembra Gaby Sampaio, sucessora
do pai, pioneiro no comércio no Bauru Shopping. Ela hoje dá o nome à loja e não
tem dúvidas: a relação com o shopping é de família.
“Cresci aqui dentro, aprendi a ser comerciante com meu pai e desde que
me formei em psicologia divido o meu tempo entre a loja e o consultório”,
conta.
Gaby e outros comerciantes pioneiros ou mais recentes comemoram o
sucesso do empreendimento e ficam felizes a cada novo passo conquistado, como a
quarta expansão, inaugurada no final de outubro. O Bauru Shopping tem hoje 230
lojas, sendo oito âncoras/megalojas e 39 opções de alimentação. Atende 40
cidades da região e recebe um público estimado em 1,8 milhão de pessoas.
Um grande negócio, que ajuda a movimentar a economia de Bauru.
“Além de representar geração de empregos com dezenas de postos formais
de trabalho, incrementa a economia local e ainda se destaca como importante centro
de lazer”, diz o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB). Tanto é que o shopping vive
lotado de moradores da região nos finais de semana.
O primeiro shopping inaugurado no Brasil foi o Iguatemi, em São Paulo,
na década de 1960. Na década seguinte, novos empreendimentos surgiram. Mas foi
nos anos 1990 que o maior número de shoppings foi construído. O sucesso do
Plano Real impulsionou o segmento, assim como outros fatores, como os
investimentos vindos dos fundos de pensão e também o aumento do público
consumidor.
Em Bauru, os pioneiros enfrentaram as dificuldades iniciais até chegar ao
sucesso atual. O comerciante Cássio Carvalho é um deles. Está no Bauru Shopping
desde 1990, um ano após a inauguração. Começou com um quiosque de presentes e,
um ano depois, expandiu os negócios e abriu uma unidade de sua tradicional loja
de moda masculina.
“O público diferenciado que começava a freqüentar o estabelecimento
chamou a atenção”, lembra. “No começo
houve muita dificuldade, mas aos poucos consegui manter a loja e crescer.
Passei para um ponto maior quando ocorreu a primeira expansão. Depois consegui
reformar e aumentar a loja. Agora estou muito contente, o movimento é muito
bom”, relata.
Hoje o Brasil tem 482 shoppings – 265 empreendimentos estão na região
sudeste, o que representa 55% do total. Só no Estado de São Paulo são 159.
Entre 2006 e 2012, os shoppings foram responsáveis por 877 mil empregos.
A facilidade de encontrar várias opções de compras, serviços e lazer num
mesmo local, a segurança e o conforto explicam o gosto do brasileiro por esse
tipo de estabelecimento.
História
Antes da inauguração do Bauru Shopping, o comércio de Bauru se
concentrava na Batista de Carvalho. É lá onde está desde 1969 uma das unidades
da Cisne Calçados. A partir da década de 1990, no entanto, a zona sul da cidade
ganhou importância, com oferta de serviços bancários, prédios residenciais e
comerciais, bares, lanchonetes e restaurantes.
“Vimos no Bauru Shopping a oportunidade de ampliar nossa loja e
resolvemos investir”, recorda o comerciante Sérgio Evandro Motta, da Cisne.
“Nos primeiros anos o Bauru Shopping era bem diferente do que é hoje. Os
horários eram mais restritos, não havia muitas lojas e o movimento não era
muito grande”, diz.
Os investimentos mudaram completamente esse cenário. O empreendimento
cresceu em tamanho, estrutura e, em consequência, no número de frequentadores.
Virou um polo atrativo para o consumidor e o que não faltam são opções de
compras, serviços, alimentação e lazer.
A cidade também mudou e cresceu. O entorno do Bauru Shopping recebeu
investimentos milionários nas áreas comerciais, imobiliárias e de serviços.
Chegaram novas e grandes lojas e morar na vizinhança passou a ser uma ótima
escolha. A região virou nobre a partir do pioneirismo do empreendimento.
O jornalista e empresário Roberto Rufino foi um dos responsáveis pela
construção do centro comercial, numa história que começou na década de 1980,
quando ele procurou um grupo de empresários para apresentar a área. Ele era
proprietário do Bolsão Imobiliário e viu na zona sul de Bauru uma oportunidade
de progresso.
Dito e feito. Mas, como já contaram outros empresários, o início não foi
fácil. Houve resistência de alguns setores e apenas onze investidores
mantiveram a decisão de apostar no complexo de compras. São hoje vistos como
visionários que construíram o Bauru Shopping tijolo a tijolo.
Em agosto de 2004 chegou a AD Shopping, administradora de shopping centers.
Assumiu o comando e impulsionou o crescimento, tornando-o referência regional.
“O Bauru Shopping deu uma guinada nos últimos anos. Isso foi definitivo
para que se tornasse uma referência em toda região”, afirma o empresário Abílio
Paschoalinote Júnior, da Prata Couro.
A família dele está no empreendimento desde o início. Os pais, que são
de Pratânia, estavam em Bauru de passagem quando foram informados sobre a
construção do empreendimento. Decidiram investir ao vislumbrar a possibilidade
de montar uma filial em Bauru.
“Deu muito certo”, comemora Abílio.
“O Bauru Shopping acredita na força econômica de Bauru e região. Por
isso busca inovação e qualidade de serviços e produtos”, afirma Américo
Cardinale, gerente da AD Shopping.
Natal 2013
Este final de ano no Bauru Shopping está ainda mais especial. Os
presentes para os consumidores começaram já no final de outubro com a
inauguração de uma nova área. Mais completo e com marcas exclusivas, a quarta
expansão trouxe mais 22 opções de serviços.
No dia 3 de novembro, a chegada do Papai Noel e inauguração da decoração
marcaram de vez a entrada do Natal. Com o tema inspirado na música, a decoração
interativa com um piano gigante tem encantado as crianças que passam pelo
empreendimento. A campanha de Natal é outro atrativo para que o consumidor
visite o Bauru Shopping. Neste ano, a cada R$ 200,00 em compras o cliente ganha
um cupom para concorrer a um Range Rover Evoque, carro para toda a família.
"Com a inauguração de mais uma expansão, este Natal se torna ainda
mais especial para o Bauru Shopping. Por isso, planejamos com carinho cada
detalhe do fim de ano para que possamos
agradecer a quem está conosco o ano inteiro, nosso consumidor e sua
família", ressalta Ivan Mouta, gerente geral do empreendimento.
E as expectativas de compra para a data são as melhores possíveis.
"Esperamos um crescimento de até 30% em relação a 2012", comenta
Ivan. A perspectiva de venda é influenciada
pelos recentes investimentos feitos pelo shopping, em especial a inauguração da
quarta expansão do empreendimento, o estacionamento com mais vagas e comodidade
para gestantes e deficientes. O movimento deve aumentar ainda mais a partir do
dia 14 de dezembro quando o shopping atenderá em horário especial, das 10h às
23h, oferecendo mais conforto e tranquilidade para as compras de Natal.
E para quem procura um emprego temporário, estão abertas 680 vagas no
Bauru Shopping para os cargos de vendedores, estoquistas, auxiliar de loja e
empacotadores. A possibilidade de efetivação é de 20%.
Sobre o Bauru
Shopping
O Bauru Shopping é o mais completo centro de moda, lazer e
entretenimento de toda a região. Trata-se de um empreendimento de 24 anos,
totalmente consolidado e localizado na região mais valorizada de Bauru. Possui
um fluxo anual de mais de 9 milhões de pessoas e uma área de influência
abrangendo 40 cidades, que juntas somam mais de 1.800.000 habitantes.
Possui 230 lojas em funcionamento, âncoras, megalojas, 39 operações de
alimentação e as melhores marcas do país.
Para o maior conforto e comodidade de seus clientes, o Bauru Shopping
dispõe de 1.500 vagas de estacionamento, sendo 1.000 delas cobertas e uma ampla
praça de alimentação com mais 1.100 lugares.
Sobre a AD Shopping
A AD Shopping, maior
administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas
as regiões do País. Com mais de 22 anos de experiência, a AD administra hoje um
patrimônio de aproximadamente R$ 4,5 bilhões, proveniente dos 28
empreendimentos de seu portfólio. Com foco em planejamento e comercialização na
gestão de shopping centers, a empresa viabiliza empreendimentos para torná-los
rentáveis e conceituados perante o mercado.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do Tribuna Ourinhense.