CONSCIENTIZAÇÃO
Nesta sexta-feira, 01 de dezembro, será celebrado em todos os países do mundo, o Dia Mundial de Combate à AIDS.
O CTA/COAS realiza cerca de 140 atendimentos todos os meses; testes de HIV, sífilis, hepatite B e C; atende vítimas de violência sexual; conta com Médico Ginecologista para atendimento de pacientes vulneráveis; distribui preservativos masculinos e femininos; e promove palestras sobre prevenção.
Para falar sobre este importante trabalho, a reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou o Gerente do CTA/COAS, Hamilton Moreira, que ressaltou a importância da prevenção e da existência do Dia Mundial de Combate à AIDS, a fim de conscientizar a população sobre a necessidade de realizar exames preventivos, além da utilização de preservativos em todas relações sexuais. “Aqui no CTA/COAS, nós realizamos testagens não apenas de HIV, bem como de sífilis que tem crescido muito nos últimos anos, além de outras doenças sexualmente transmissíveis. Eu sempre digo que a prevenção é a melhor arma contra qualquer tipo de DST, por isso é tão importante realizar periodicamente os exames preventivos. Durante todo o ano, atendemos em média, 140 pessoas por mês que realizam as testagens não apenas para HIV e Sífilis, mas pra todas demais DST’s, e neste mês de dezembro, durante a Campanha ‘Fique Sabendo’, que acontece todo anos entre os dias 01 e 08 de dezembro, há um aumento de 50% da procura para realizar as testagens especificamente para HIV e Sífilis. Por isto é muito importante termos o Dia Mundial de Combate a AIDS e esta Campanha Especial no mês de dezembro, para que cada vez mais pessoas se conscientizem da importância de realizar os exames preventivos e tomarem os devidos cuidados ao manter relações sexuais, para que não sejam contaminados”, ressaltou.
Onde fazer a testagem
Entre os dias 01 e 08 de dezembro, todas UBS’s farão a testagem para o HIV e Sifílis, entre as 08h e 12h, o ‘Postão’ atenderá em horários e dias diversificados: na terça e na quinta das 8h às 12h e na segunda, quarta e sexta, das 13h às 17h, e segunda e sexta, das 18h às 21h30.
Quem preferir fazer a testagem no CTA/COAS, que fica na Rua Dom José Marello, nº385 (Vila Mano), poderá ir entre os dias 01 e 08, das 07h às 18h.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (14) 3325-2045 ou (14) 99739-8834 (whats).
Origem da Data
O Dia Mundial de Combate à AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987.
O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, promove campanhas de apoio ao Dia Internacional de Combate à AIDS desde 1988.
A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS.
Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Combate à AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.
A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”.
O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano.
Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.
Como se contrai o vírus da AIDS?
A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.
Atenção: beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença!
A doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.