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Pesquisa inédita junto a consumidores aponta avaliação positiva de 65% sobre o comércio de Ourinhos

BOA NOTÍCIA

Trabalho realizado pela ACE teve 73% de avaliação positiva 


Na noite de quinta-feira, 25, a Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) realizou uma reunião para apresentar os resultados da pesquisa inédita realizada no comércio local. A "Pesquisa Avaliação Institucional", conduzida pela ABR Inteligência, teve como objetivo coletar dados e informações sobre o comportamento dos consumidores, visando levantar informações de interesse da ACE Ourinhos. 

A pesquisa revelou diversos aspectos da percepção dos consumidores sobre o comércio de Ourinhos. Entre os itens avaliados, destacam-se:

Variedade de produtos e serviços oferecidos: 65% de avaliação positiva, com uma nota média de 7,7

Campanhas anuais: 59% avaliação positiva e nota média de 7,5

Conforto nas lojas: 62% avaliação positiva e nota média de 7,4

Horário de funcionamento: 65% avaliação positiva e e nota média de 7,3 

Preços e promoções praticados: 49% avaliação positiva e nota média de 7,2

Atendimento ao público: 60% avaliação positiva e nota média de 7,1

Sorteio da campanha anual da ACE: 61% das pessoas preferem o prêmio em dinheiro


Avaliação positiva da ACE

Além da boa avaliação feita pela população em relação ao comércio de Ourinhos, outro dado positivo da pesquisa foi a avaliação do trabalho da ACE que teve uma aprovação de 73%, com uma nota média de 8,0.  

Em entrevista ao Tribuna Ourinhense, o presidente da ACE, Róbson Martuchi analisou os resultados obtidos pela pesquisa. “A Associação Comercial têm uma preocupação de ficar sempre um passo a frente das necessidades do nosso comércio, das empresas, dos nossos empreendedores, desde os microempreendedores até os maiores. A finalidade desta pesquisa foi mostrar o retrato de como está o comércio, levantando os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados, e para isto, nós temos a parceria com o Sebrae, Senac e Senai, para nos ajudar e por isso nós chamamos seus representantes para virem aqui hoje (quinta), a fim de apontar algumas opções de solução para oferecer a nossos associados e a todo comércio local, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores de nossa cidade. Um dado surpreendente desta pesquisa foi o índice de aprovação da ACE, que foi de 80% do trabalho feito pela Associação Comercial, e que reflete o trabalho feito pela nossa entidade ao longo destes 90 anos”, ressaltou.


Outros dados 

- 51% dos entrevistados afirmaram ficar sabendo das ações, eventos, campanhas e projetos desenvolvidos pela Associação Comercial às vezes. A área considerada mais importante para a promoção de palestras de capacitação para comerciantes e comerciários foi o atendimento ao público, segundo 51% dos entrevistados.

- Os meios mais utilizados para se informar sobre os assuntos da cidade citados pelos entrevistados foram a internet e as redes sociais, representando 47% das respostas.


Ações do Sebrae, SENAI e Senac

Durante o evento de divulgação dos números da pesquisa inédita sobre o comércio de Ourinhos os representantes do Sebrae, SENAI e Senac, fizeram uma rápida apresentação aos comerciantes presentes, a fim de dar dicas e indicar ações que podem ser tomadas, com base no que foi apontado pela pesquisa, para melhorar o que é necessário e aperfeiçoar ainda mais os pontos positivos destacados pelos entrevistados.

O coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI, Thiago Alexandre Rosa falou dos cursos online disponíveis para a área de gestão e cursos presenciais para fortalecer a tomada de decisões.

O gerente do Sebrae Vinícius Getco apresentou um plano de ação oferecendo soluções para melhorar os pontos necessários apontados pela pesquisa.

A gerente do Senac Andréia Peretti Sangaletti falou sobre alguns cursos de capacitação oferecidos pela entidade e que podem ajudar a aperfeiçoar os serviços prestados pelo comércio de Ourinhos. 

Metodologia da pesquisa

A coleta de dados ocorreu em março de 2024 e a metodologia da pesquisa foi quantitativa, utilizando o modelo de amostragem de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio, foram selecionadas famílias em setores ou conglomerados distribuídos na pesquisa, enquanto no segundo estágio foi escolhido um número fixo de voluntários em cada setor, de acordo com cotas de variáveis como gênero, idade e renda familiar.

Foram realizadas 400 entrevistas distribuídas proporcionalmente nas regiões conforme a população, com uma margem de erro máxima estimada de 5 pontos percentuais sobre os resultados encontrados no total da amostra, e um intervalo de confiança de 95%.

Os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais e telefônicas, dentro dos conglomerados em estudo, utilizando um questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. Após a coleta, aproximadamente 10% dos questionários foram submetidos a crítica e verificação.

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