Uma atividade que começou como um ‘hobby’ de criança, se tornou uma profissão para o jovem ourinhense Pedro Augusto Franco Rodrigues de apenas 17 anos, desde que teve um vídeo que ‘viralizou’ no Tik Tok em 2022, com mais de 1 milhão de visualizações. A partir daí a ‘brincadeira’ ficou séria e Pedro e seu pai Claudio Franco Rodrigues, passaram a produzir vídeos profissionais em vários shows e neste período, dentre eles, se destaca as Festa de Peão em Santa Cruz do Rio Pardo de 2023 e deste ano, Ribeirão do Sul e Itambaracá (PR).
Para se ter dimensão do alcance atingido por Pedro, no início deste mês ele recebeu uma placa do Youtube, após atingir 1 milhão de pessoas inscritas em seu canal na rede social.
Pedro com a placa que ganhou do Youtube quando atingiu a marca de 1 milhão de inscritos no canal |
Em entrevista ao Tribuna Ourinhense, o jovem ourinhense nos contou como tudo aconteceu e como em apenas dois anos, o número de seguidores ‘explodiu’ em todo o Brasil e até outros países do Mundo, batendo recordes de visualizações nas redes sociais, atingindo milhões de pessoas. “Quando eu tinha uns 8 anos, meu pai comprou um drone e após um dia em que ele permitiu que eu filmasse em um local descampado, tomei gosto e começamos a filmar como hobby, vários locais, festas de família, eventos, e foi então que em 2022, em um vídeo despretensioso de uma festa, fizemos uma simulação de uma pessoa oferecendo um drink ao drone, que se tornou um personagem. Para nossa surpresa, ao postar esse vídeo no Tik Tok, nossos seguidores que eram de 10 mil pessoas passou para 100 mil seguidores e teve 1 milhão de visualizações. Hoje temos 1,3 milhão de seguidores no Tik Tok, e 1,2 milhão no Youtube ,que estão não apenas no Brasil, mas também em outros países, principalmente os que falam a língua portuguesa, como Portugal e Moçambique. Temos atualmente 60% no Brasil, 25% em Portugal e o restante em outros países. Além disto, contamos com 148 mil seguidores no Instagram e 18 mil no Facebook. Começamos no Tik Tok, depois quando chegamos aos 600 mil seguidores, uma agência nos contratou para postar vídeos no Kwai e hoje temos 354 mil seguidores. Um dia postamos um vídeo no You Tube e bombou, com mais de 50 mil visualizações num canal que tínhamos mil e poucos seguidores inscritos. Ai como já tínhamos muitos vídeos no Tik Tok apenas repostamos no You Tube e em um deles, tivemos quase 30 milhões, e era um vídeo em que o segurança do evento começava a falar com o drone, e este mesmo vídeo teve 20 milhões de visualizações no Tik Tok e 15 milhões no Kwai e no Youtube hoje, já está chegando a 27 milhões”, contou.
Pedro durante filmagem com drone em evento na FAPI |
Novo nicho
Segundo Pedro, após esse vídeo, ele e seu pai passaram a ser contratados por empresas em eventos, para fazer esse tipo de vídeo, tendo o drone como ‘personagem’ e usando uma voz em inteligência artificial, como se fosse um robô, interagindo com as pessoas. “Criamos um novo nicho, que é algo inédito hoje não apenas no Brasil, mas em todo o Mundo, criamos uma história com um drone personalizado, ‘invadindo’ um evento e interagindo com as pessoas. O vídeo mais recente foi numa empresa odontológica de Ourinhos que nos chamou para fazer duas imagens, tanto a profissional que é a clássica, onde o drone percorre todo o ambiente interno da empresa, e outra com o Tik Tok, onde o drone se torna um personagem, e neste tipo de vídeo, nós postamos em nossa rede social, ou seja, a empresa paga por dois serviços, um o profissional e o outro por engajamento. Para se ter uma ideia, a média de visualizações de vídeos desta empresa era de 2 mil e nesse vídeo que fizemos teve mais de 20 mil”, explicou.
Recordes de visualizações
De acordo com Pedro, os maiores recordes de visualizações até hoje em vídeos produzidos, foram os da ‘Raposada’, realizado pelas atléticas da UNIFIO na AERO e de um show de Simone Mendes, na Festa do Peão de Santa Cruz do Rio Pardo. “Esse vídeo da Raposada, teve 23 milhões no Tik Tok, You Tube, 27 milhões e Kawai, 12 milhões. Tivemos também um vídeo que a produtora da Simone Mendes nos pediu para fazer imagens do show dela, só que se esqueceu de avisar os seguranças. Aí criamos uma história fictícia no Tik Tok, que nós entramos no show sem autorização nenhuma e registramos o show, e que os seguranças estavam usando uma arma anti-drone, que na verdade nada mais era que laser, que não afeta em nada. Esse vídeo deu mais de 20 milhões de visualizações, inclusive a página ‘Choquei’ postou e se criou uma grande polêmica, já que grande parte das pessoas acreditou que tinha sido uma invasão, quando na verdade, foi algo previamente combinado com a produção da cantora”, explicou.
Como contratar?
Quem tiver interesse em contratar os serviços do Pedro e seu pai, para eventos, pode enviar uma mensagem direta no Instagram para a conta @meninododronefpv.
Links de vídeos
Veja nos links abaixo, alguns vídeos feitos por Pedro:
*Drone entra em festa e é capturado
https://youtube.com/shorts/W3-H7EBt86M?si=MIwz6Sowq4aW3J61
*Drone entra em loja para comprar presente
https://youtube.com/shorts/0e0Ouy9oY2o?si=cfm-y2TE214U4-uT
*Drone invade festa e é pego por segurança
https://www.tiktok.com/@meninododronefpv/video/7274619970888273158?_r=1&_t=8mZ2HPflZLi